sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bolo Pudim - Caramelizar e desmoldar

Você sabe caramelizar uma forma? E tirar o pudim de uma forma caramelizada? Agora vai ficar fácil. Não tem segredo.
BOLO PUDIM
Ingredientes do pudim
3 ovos
1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca
Modo de preparo:
Misturar tudo muito bem. (reserve)
Ingredientes da massa do bolo
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
1 ½  xícara (chá) de trigo
½ xícara (chá) de leite
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 forma redonda de buraco no meio caramelizada
Modo de preparo:
Bater as claras em neve (reserve). Bater as gemas com o açúcar e a margarina e acrescentar aos poucos alternadamente farinha de trigo e o leite. Misture delicadamente com as claras em neve e o fermento em pó.
Montagem
Na forma caramelizada de buraco no meio, colocar a massa do pudim, depois a massa do bolo. Assar normalmente.  Quando colocar um palito ou garfo e sair limpo, está pronto. Deixe esfriar e desenforme.
Minha dica:
1-Se quiser utilizar o bolo em saquinho pode usar o da sua preferência.
2-Para caramelizar uma forma tem várias forma mais uma muito simples, é colocar uma ou duas xícaras de açúcar na forma (ou mais depende do tamanho da forma), colocar a forma no fogo e ir mexendo com uma colher de pau até derreter o açúcar e ficar com uma cor de mel.  Tire do fogo espalhe o caramelo por toda forma, e pronto. Cuidado para não deixar muito escuro, ou queimar, isso vai deixar seu pudim amargo. Se acontecer é melhor começar de novo do que tentar aproveitar o açúcar. Pode acontecer de ficarem alguns pedacinhos pequenininhos de açúcar que não derreteram totalmente, mas a cor já está boa. Então tire do fogo e espalhe. O açúcar vai derreter em quanto assar o pudim.
3-Quando for desenformar um pudim, para sair inteirinho, ligue uma boca do fogão e passe a forma em cima do fogo. Passe uma faquinha sem ponta em toda a volta da forma com cuidado e carinho. Dê uma balançadinha e perceba se já está solto. Se estiver, é só colocar a bandeja em cima da forma e virar com cuidado e.... tchan, tchan, tchan....... fica linnnnnndo!
 É muito fácil e delicioso.
                                               Bom apetite
                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e colabore com o aprimoramento de informações deste blog deixando seu comentário. Muito obrigada, Solange Doces - Amor com açucar